A iluminação correta da sua sala é a chave para atingir dois objetivos fundamentais: por um lado, que você se sinta confortável nela e consiga o máximo conforto luminoso. Por outro lado, maximize o uso visual de sua sala de estar e faça com que ela tenha o melhor visual. Dar ao espaço da sua sala uma iluminação adequada fará com que mostre o melhor dela e mostre toda a sua profundidade e detalhes da sua decoração.

E, claro, outra razão para iluminar adequadamente uma sala de estar – assim como qualquer outro espaço da casa – é alcançar a máxima eficiência energética. Desta forma, ao racionalizar o tipo de iluminação e o consumo que gera, podemos contribuir para a redução do valor final da fatura de energia.

Fases a serem levadas em consideração ao iluminar uma sala de estar

Qual será o uso de cada área da sala?

Pode dar ao quarto uma única utilização ou, se tiver tamanho suficiente, pode optar por dividi-lo em diferentes espaços, seja com divisórias físicas ou criando diferentes ambientes.
Nas salas de jantar maiores é comum encontrar áreas dedicadas à leitura, assistir televisão ou passar o tempo com a família ou amigos.
Por outro lado, muitas vezes existe um espaço dedicado à realização de almoços e jantares, presidido por uma grande mesa.

Dependendo do uso que você dá ao quarto e das áreas em que você o subdivide, a iluminação deve ser de um tipo ou de outro.

Os dois tipos de luz para a sala: ambiente e geral

A luz ambiente será responsável por dotar a sala de jantar de uma iluminação mais acolhedora e relaxante, adequada para os momentos do dia em que não estamos a realizar nenhuma atividade ativa.
Um exemplo perfeito de quando usar a luz ambiente em nossa sala de estar é durante o tempo que passamos assistindo televisão. Nesse período, estarmos cercados por uma luz mais suave nos permitirá relaxar os olhos e não ficar tensos enquanto assistimos ao nosso filme favorito.

Para isso, costuma-se fornecer luz ambiente à área da televisão por meio de um abajur com iluminação quente. Assim, além de ajudar a criar um ambiente descontraído, compensaremos o brilho da televisão e diminuiremos o contraste da luz, ajudando a relaxar os olhos.

Uma maneira eficaz de obter luz ambiente favorável é por meio de arandelas de parede, que distribuem a luz de uma forma geral e sem projetá-la diretamente em nenhuma superfície. Eles projetam a luz em direção ao teto de forma mais difusa e fornecem uma luz geral mais suave.

Por outro lado, a luz geral permite-nos iluminar toda a divisão uniformemente, o que normalmente é conseguido com a instalação de um candeeiro na zona central. Pode ser uma lâmpada de teto e uma lâmpada de teto que distribui bem a luz por toda a sala sem sombras. Outra opção ideal é localizar as luzes direcionais na área central e obter a iluminação geral da sala por zonas.

Como iluminar adequadamente a mesa da sala de jantar

A acompanhar a zona de estar, na sala de jantar encontramos a zona habilitada para almoços ou jantares. Normalmente para isso vamos encontrar uma mesa de dimensões consideráveis ​​na sala de estar, que deve ser suficientemente iluminada para favorecer um ambiente ativo, onde possamos interagir com a nossa família ou convidados … e ao mesmo tempo não nos desviar dos nossos pratos preferidos com pouca iluminação!

O objetivo é que toda a área da mesa seja bem iluminada, e para isso temos duas opções: a primeira é iluminar a mesa apenas com um grande abajur. Nesse caso, são lâmpadas com um determinado poder de luz e que distribuem bem a luz, cobrindo toda a superfície da mesa. Por sua vez, a luz dessas lâmpadas pode ser direta e atingir a superfície diretamente, ou ser luz difusa: neste caso, a luz é amortecida por algum elemento antes de chegar à superfície a ser iluminada, como um difusor.

como iluminar a sala de estar corretamente
Candeeiros suspensas são perfeitas para iluminar a mesa principal

Outra opção muito popular é configurar duas lâmpadas na projeção vertical da mesa que divide este espaço. Teremos assim uma lâmpada para cada hemisfério da mesa, criando um espaço simétrico e uniformemente iluminado. Por ter o dobro da iluminação podemos usar lâmpadas um pouco menos potentes, mas sempre em tons de branco tendendo à intensidade da luz natural. Luzes de tons quentes (tendendo para amarelo) nunca devem ser aceitas para esta área.

Iluminação da área de leitura da sala com luz fria

Outra das utilizações frequentes que costumamos dar ao espaço da sala é como recanto de leitura. Se tivermos uma poltrona confortável ou uma poltrona onde possamos passar horas confortavelmente sentados, este será o espaço ideal para relaxar e desfrutar de um bom livro, do jornal ou talvez de nossa revista preferida.

Para isso é extremamente importante, como já comentamos em nosso artigo sobre qual é a melhor luz para a leitura, que proporcionemos àquela área uma luz fria que facilite a leitura e evite o esgotamento visual.

Esta luz fria varia entre 5000k e 4000k de potência e é a que mais se assemelha à luz solar. Portanto, e na ausência de luz natural – seja pela configuração da nossa casa ou porque é à noite quando vamos ler na sala – esta luz vai facilitar que a nossa leitura seja relaxada e em nenhum caso tenhamos que forçar os olhos.

Aproveite a luz natural para iluminar a sala sempre que puder

Usar a luz do sol para iluminar qualquer área de nossa casa deve ser sempre nossa prioridade. Neste artigo, explicamos os melhores truques para maximizar a entrada de luz natural em sua casa.

A luz solar é a que o nosso corpo está naturalmente habituado e que nos fará sentir mais relaxados, tanto física como visualmente, do que com o uso de iluminação artificial ao longo do dia.

Neste sentido, é importante, na medida do possível, iluminar a sala de jantar com o máximo de luz natural. Normalmente as salas de jantar localizam-se numa zona exterior da casa, o que torna comum encontrarmos grandes janelas, ou pelo menos uma entrada de luz directa do exterior que permite uma iluminação suficiente.

Se não for este o seu caso ou não tiver oportunidade de abrir frestas nas paredes, tem a opção de utilizar clarabóias e pavimentos, que são muito úteis para permitir o acesso da luz à nossa sala de jantar.

Outro truque que já mencionamos no artigo anterior é dotar as janelas de cortinas translúcidas que permitam a passagem da luz ao invés de amortecê-la. Também é muito importante evitar paredes ou divisórias que não sejam essenciais. Tornar a sala de jantar o mais aberta possível tornará a distribuição da luz natural mais fácil.

Mas se, devido à configuração da sua casa, não tem oportunidade de fazer com que a luz solar entre em abundância, ajudamo-lo na tarefa de escolher a iluminação que mais lhe convém. Para isso preparamos o nosso guia de iluminação Dalber, que pode consultar aqui.

Obras de arte? Dedique a eles a luz que eles merecem!

Se você é daqueles que presenteiam as paredes da sua sala com obras de arte, que conferem elegância e distinção ao ambiente, certifique-se de que a atenção está nelas através da iluminação adequada.

Você pode conseguir essa iluminação em pinturas ou obras de arte por meio de apliques, que são instalados especificamente na obra e lhes fornecem luz direcionada. Outra opção muito frequente é, como vimos antes para bibliotecas, usar um refletor embutido que você pode direcionar. Desta forma, desta vez, em vez de direcionar o feixe de luz para a biblioteca, faremos isso para a obra que deseja destacar.

Que lâmpadas usar para iluminar uma sala?

Para conseguir uma iluminação ideal na sua sala, você pode combinar o uso de diferentes tipos de lâmpadas, cada uma com funções específicas.

Lâmpada de leitura

A luminária de leitura para a sala de estar será idealmente uma luminária de chão, oferecendo uma luz potente o suficiente para ler sem forçar os olhos. O ideal é que seja fornecido com um braço regulável que permita direcionar parte da iluminação para o livro que estamos lendo. Muitos destes candeeiros de pé para sala também possuem um regulador que nos permite modificar a quantidade de luz que geram, algo perfeito para conseguir diferentes ambientes com o mesmo candeeiro.

Lámparas de iluminación de biblioteca

Se somos grandes leitores e dedicamos um canto proeminente da sala à manutenção de uma pequena biblioteca, será altamente recomendável dedicar alguma luz específica a ela.
Para isso, nada melhor do que colocar discretos holofotes embutidos no teto que direcionam a luz para ele. Desta forma, de forma muito sóbria obteremos pontos de luz que colocarão os seus livros em destaque.

Uma opção mais moderna é a utilização de luminárias de fixação nas prateleiras, de forma que a luminária seja integrada diretamente no conjunto do móvel.

Lámpara de iluminación general

Definir uma luz central para iluminação geral é uma boa ideia, desde que tenha energia suficiente para alcançar todos os cantos da sua sala. Colocar luzes direcionais por zonas é outra opção que criará um efeito único e permitirá que você destaque algumas áreas em detrimento de outras, adaptando a iluminação à ocasião.

Como terceira opção, os painéis são perfeitos para conseguir uma luz uniforme, já que ficam colados no teto e não costumam gerar sombras.

Lâmpadas de mesa

Eles são uma boa ferramenta para obter iluminação pontual em locais específicos, bem como para criar luz ambiente quente em cantos específicos. Coloque-o sobre o móvel ou mesa que deseja destacar e verá como aquele ambiente ganha uma nova vida, principalmente se você conferir um tom especial à luz através do uso de telas específicas.

Abajur de mesa de jantar

Como mencionamos antes, esta será uma das luzes principais da sala de jantar. Uma opção muito elegante é estabelecer uma única lâmpada que ilumine uniformemente toda a mesa. Caso contrário, você pode pendurar duas lâmpadas que dividem simetricamente o espaço de projeção vertical da mesa.
Em qualquer caso, a distância recomendada entre a fonte de luz e a mesa deve ser em torno de 60-70 centímetros, pois isso não criará sombras na superfície.

Você tem um truque de iluminação que funciona bem na sua sala de estar? Deixe nos comentários, teremos o maior prazer em ler você.

Pixel Art – Minecraft

Pixel Art – Minecraft

Minecraft é um videogame de “mundo aberto” ou construção em sandbox originalmente criado pelo sueco Markus Persson (comumente conhecido como…
Read More
Lembramos da Minnie Mouse

Lembramos da Minnie Mouse

Em sua primeira aparição, em uma história chamada Plane Crazy, Minnie usava apenas uma anágua branca simples e sua aparência…
Read More

Atualização das instruções de montagem do abajur

Atualização das instruções das lâmpadas de mesa O parágrafo a seguir foi adicionado ao documento de instruções da lâmpada de…
Read More
Nova coleção de candeeiros para crianças Baby Bunny

Nova coleção de candeeiros para crianças Baby Bunny

Hoje queremos falar sobre uma de nossas novas coleções de candeeiros infantis. Esta é a coleção Baby Bunny, onde uma…
Read More
Luz noturna para bebês, uma maneira perfeita de iluminar suavemente suas noites

Luz noturna para bebês, uma maneira perfeita de iluminar suavemente suas noites

As luzes noturnas para crianças se tornaram um elemento essencial para acompanhar o sono dos bebês durante os primeiros meses de vida….
Read More
Candeeiro de parede infantil: ilumine e decore o quarto das crianças

Candeeiro de parede infantil: ilumine e decore o quarto das crianças

Quando se trata de comprar iluminação para quartos infantis, o movimento mais natural é começar a procurar candeeiros infantis de…
Read More
Candeeiros infantis com gotas de chuva coloridas<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-c266826841fe7'
                           data-rating='4.6'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/04/lamparas-infantiles-colores-2.jpgCandeeiros infantis com gotas de chuva coloridas
Candeeiros infantis pendurados da coleção Color Rain A escolha de alguns candeeiros infantis que acrescentam cor ao quarto das crianças…
Read More
Candeeiros infantis com decoração de nuvem<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-8627666872fcc'
                           data-rating='4.5'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/41418H_A-dalber.jpgCandeeiros infantis com decoração de nuvem
Quando iniciamos a procura dos candeeiros infantis que colocaremos no quarto das crianças (para os quais, aliás, preparámos um guia…
Read More
Candeeiros infantis com luas, estrelas e nuvens<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-868cb68f26662'
                           data-rating='4.5'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lamparas-infantiles-lunas-estrellas.jpgCandeeiros infantis com luas, estrelas e nuvens
Imagine a lua coroando o quarto das crianças, rodeada por engraçadas nuvens cinzentas e brancas e pequenas estrelas. Na Dalber…
Read More
Candeeiros com borboleta para crianças<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-c6286f806209a'
                           data-rating='4.8'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lamparas-infantiles-mariposas-1.jpgCandeeiros com borboleta para crianças
Você certamente gosta de borboletas! A quem não? Eles são um animal muito delicado, um ícone de fragilidade e leveza….
Read More
Candeeiros infantis com elefantes<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-6826c62f3489b'
                           data-rating='4.5'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lamparas-infantiles-bebes.jpgCandeeiros infantis com elefantes
Ao procurar candeeiros para crianças decorarem (e iluminarem) o quarto do bebé, pensamos sobretudo em candeeiros que tenham cores e…
Read More
Candeeiros infantis para meninas com bailarina de ballet<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-8b15cf62a2866'
                           data-rating='4.8'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lamparas-habitacion-nina-dalber-1024x754.jpgCandeeiros infantis para meninas com bailarina de ballet
Os candeeiros para meninas com bailarinas são um elemento essencial da decoração dos quartos de muitas crianças. A figura dos…
Read More
Candeeiros infantis do planetas<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-682896af26caf'
                           data-rating='4.9'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lamparas-infantiles-ninos-1024x830.jpgCandeeiros infantis do planetas
Certamente você já ouviu uma criança dizer que quando crescer quer ser astronauta. E é que o tema espaço, planetas…
Read More
Candeeiros infantis de animais<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-46782fc8696b2'
                           data-rating='4.6'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lampara-sobremesa-infantil-1024x1024.jpgCandeeiros infantis de animais
Candeeiros infantis decorados com motivos de animais são sempre um sucesso para iluminar e decorar o quarto das crianças. Os…
Read More
Candeeiro infantil rosa com cisnes e corações Sweet Love<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-c6c6f2238863a'
                           data-rating='4.7'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lamparas-habitacion-nina-2-1024x1024.jpgCandeeiro infantil rosa com cisnes e corações Sweet Love
A cor rosa é uma das mais utilizadas na decoração de quartos infantis, pois transmite ternura, calor e doçura. É…
Read More
1 2
0
0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *