A escolha da melhor luz para estudo ou leitura é de extrema importância para garantir a concentração, bem como para evitar o cansaço visual que a iluminação incorreta pode causar.

A luz natural, vinda do sol, é a mais conveniente para acompanhar você nas horas de estudo ou leitura, quando você tem que fixar os olhos no papel por longos períodos de tempo. A luz solar favorece o relaxamento visual e mantém os tons naturais das cores, por isso nos manterá ativos e não nos causará cansaço ao ler ou estudar.

Que iluminação é melhor para estudar quando não há luz solar?

Nos períodos de inverno, quando os dias são curtos e a luz solar é escassa, bem como quando temos que estudar ou ler à noite, é importante dotar o espaço de estudo com iluminação adequada por meio de iluminação interna.

De um modo geral, para garantir que a luz ao nosso redor durante a leitura nos ajude a nos concentrar e evitar a fadiga, você precisará atender a certos requisitos:

mejor luz estudiar dalber
Descubra os candeeiros infantis DALBER na nossa loja online com envio grátis

Para conseguir um ambiente devidamente iluminado e que maximize a produtividade, é aconselhável dotar o espaço de estudo, leitura ou trabalho com iluminação diferenciada, diferenciada por zonas. Em geral, para salas pequenas recomenda-se estabelecer uma luz ambiente e outra específica direcionada à leitura, por meio de uma lâmpada ou flexo LED.

Os abajures infantis Dalber são uma opção perfeita para iluminar a área de estudo das crianças com uma luz ambiente que acompanha a luz direcionada específica.
Outra opção perfeita para iluminar todo o quarto das crianças sem sombras são os nossos plafons infantis de 3 luzes. Eles são instalados diretamente no teto e oferecem saída de luz ideal para iluminar adequadamente o ambiente.

 
melhor luz para estudar
Escolher a iluminação certa é fundamental para o desempenho escolar

Qual luz é melhor para ler: fria ou quente?

Outra das grandes questões ao decidir que tipo de iluminação uma sala deve ter para estudar ou ler nela é o tom da luz: é melhor usar uma luz com tons frios ou quentes?

 

A luz quente está mais próxima dos tons vermelhos ou amarelos, e é indicada para gerar ambientes descontraídos e não tanto para promover um clima de leitura ou produtividade.

 

A luz fria, que fornece tons azulados ou brancos, tem uma potência que varia entre 4.000k e 5.000k e está mais próxima da luz solar ou natural. Por isso, a luz fria é mais conveniente para estudar ou ler, pois produz maior bem-estar corporal. Isto é igualmente aplicável quando realizamos qualquer outra atividade que requeira atenção e concentração. A luz fria vai favorecer o resto de nossos olhos enquanto permanecemos ativos, evitando que eles façam um esforço excessivo.

Por outro lado, se lemos ou estudamos durante a última parte do dia e à noite, devemos ter em mente que um efeito colateral da luz fria é a ativação do cérebro. Está acostumado a receber cada vez menos luz conforme o fim do dia se aproxima. Estimular o cérebro com luz branca à noite pode afetar a facilidade de adormecer. Portanto, a luz mais conveniente para estudar à noite seria uma luz quente.

A influência direta de diferentes tipos de luz na capacidade humana de se concentrar na execução de uma tarefa foi testada e medida com vários estudos e experimentos científicos. Em 2016, um grupo de cientistas do Instituto Sul-Coreano de Ciência e Tecnologia fez experiências com duas salas de aula de alunos fazendo o mesmo exame, iluminando diferentes áreas das salas de aula com luzes diferentes.
Para isso eles usaram luzes quentes (tons amarelos, 3.500K), luzes neutras (5.000k) e luzes frias (6.500K). Os alunos que obtiveram os melhores resultados e também mais concentrados foram os que receberam luz fria durante a prova. Em contrapartida, os alunos que receberam iluminação em tons quentes foram mais inclinados ao lazer e à falta de concentração durante esse período.

O que é o Índice de Renderização de Cores (CRI) e como ele afeta a leitura?

 

O Índice de Renderização de Cores (CRI) é uma forma de medir a fidelidade com que uma luz é capaz de apresentar as cores que nos rodeiam, em relação às cores reais. Para isso, entende-se por cor “real” como as cores nos são apresentadas pela luz solar.
Para expressá-lo numericamente, é estabelecida uma escala de 0 a 100, sendo a parte mais alta da escala a mais fiel às cores autênticas ou reais.

As lâmpadas LED que recomendamos para as lâmpadas infantis Dalber, e que pode encontrar na nossa loja online, oferecem um CRI entre 80-90, um nível elevado se tomarmos como referência as lâmpadas fluorescentes até há pouco comuns, que fornecem um CRI entre 50-70 sendo capaz de distorcer as cores.

Outros fatores que tornam a luz LED especialmente recomendável para estudo é que ela não emite nenhum tipo de ruído, o calor que emite é praticamente nulo e também tem uma vida útil muito longa. Todas as lâmpadas infantis Dalber utilizam lâmpadas LED, de diferentes intensidades dependendo da lâmpada, perfeitas para usar com elas.

Quantos lumens são necessários para estudar corretamente?

Para obter uma iluminação correta e suficiente para estudar ou ler, recomenda-se uma saída de luz entre 450 e 550 lumens, considerada a faixa ideal de brilho para este tipo de atividade.

Em nosso guia de iluminação Dalber, você tem mais informações que pode usar para escolher a iluminação certa para sua casa.

Pixel Art – Minecraft

Pixel Art – Minecraft

Minecraft é um videogame de “mundo aberto” ou construção em sandbox originalmente criado pelo sueco Markus Persson (comumente conhecido como…
Read More
Lembramos da Minnie Mouse

Lembramos da Minnie Mouse

Em sua primeira aparição, em uma história chamada Plane Crazy, Minnie usava apenas uma anágua branca simples e sua aparência…
Read More

Atualização das instruções de montagem do abajur

Atualização das instruções das lâmpadas de mesa O parágrafo a seguir foi adicionado ao documento de instruções da lâmpada de…
Read More
Nova coleção de candeeiros para crianças Baby Bunny

Nova coleção de candeeiros para crianças Baby Bunny

Hoje queremos falar sobre uma de nossas novas coleções de candeeiros infantis. Esta é a coleção Baby Bunny, onde uma…
Read More
Luz noturna para bebês, uma maneira perfeita de iluminar suavemente suas noites

Luz noturna para bebês, uma maneira perfeita de iluminar suavemente suas noites

As luzes noturnas para crianças se tornaram um elemento essencial para acompanhar o sono dos bebês durante os primeiros meses de vida….
Read More
Candeeiro de parede infantil: ilumine e decore o quarto das crianças

Candeeiro de parede infantil: ilumine e decore o quarto das crianças

Quando se trata de comprar iluminação para quartos infantis, o movimento mais natural é começar a procurar candeeiros infantis de…
Read More
Candeeiros infantis com gotas de chuva coloridas<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-726634470e685'
                           data-rating='4.6'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/04/lamparas-infantiles-colores-2.jpgCandeeiros infantis com gotas de chuva coloridas
Candeeiros infantis pendurados da coleção Color Rain A escolha de alguns candeeiros infantis que acrescentam cor ao quarto das crianças…
Read More
Candeeiros infantis com decoração de nuvem<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-2472065e86e67'
                           data-rating='4.5'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/41418H_A-dalber.jpgCandeeiros infantis com decoração de nuvem
Quando iniciamos a procura dos candeeiros infantis que colocaremos no quarto das crianças (para os quais, aliás, preparámos um guia…
Read More
Candeeiros infantis com luas, estrelas e nuvens<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-6a854727066fc'
                           data-rating='4.5'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lamparas-infantiles-lunas-estrellas.jpgCandeeiros infantis com luas, estrelas e nuvens
Imagine a lua coroando o quarto das crianças, rodeada por engraçadas nuvens cinzentas e brancas e pequenas estrelas. Na Dalber…
Read More
Candeeiros com borboleta para crianças<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-1665851246706'
                           data-rating='4.8'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lamparas-infantiles-mariposas-1.jpgCandeeiros com borboleta para crianças
Você certamente gosta de borboletas! A quem não? Eles são um animal muito delicado, um ícone de fragilidade e leveza….
Read More
Candeeiros infantis com elefantes<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-6475b26017680'
                           data-rating='4.5'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lamparas-infantiles-bebes.jpgCandeeiros infantis com elefantes
Ao procurar candeeiros para crianças decorarem (e iluminarem) o quarto do bebé, pensamos sobretudo em candeeiros que tenham cores e…
Read More
Candeeiros infantis para meninas com bailarina de ballet<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-1425682f16476'
                           data-rating='4.8'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lamparas-habitacion-nina-dalber-1024x754.jpgCandeeiros infantis para meninas com bailarina de ballet
Os candeeiros para meninas com bailarinas são um elemento essencial da decoração dos quartos de muitas crianças. A figura dos…
Read More
Candeeiros infantis do planetas<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-81266463f8175'
                           data-rating='4.9'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lamparas-infantiles-ninos-1024x830.jpgCandeeiros infantis do planetas
Certamente você já ouviu uma criança dizer que quando crescer quer ser astronauta. E é que o tema espaço, planetas…
Read More
Candeeiros infantis de animais<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-9662875246613'
                           data-rating='4.6'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lampara-sobremesa-infantil-1024x1024.jpgCandeeiros infantis de animais
Candeeiros infantis decorados com motivos de animais são sempre um sucesso para iluminar e decorar o quarto das crianças. Os…
Read More
Candeeiro infantil rosa com cisnes e corações Sweet Love<span ><div 
                           id='yasr-overall-rating-rater-3102486456763'
                           data-rating='4.7'
                           data-rater-starsize='16'>
                       </div></span>” />
				</a>
			</div>
				<h2 https://dalber.com/blog/wp-content/uploads/2021/03/lamparas-habitacion-nina-2-1024x1024.jpgCandeeiro infantil rosa com cisnes e corações Sweet Love
A cor rosa é uma das mais utilizadas na decoração de quartos infantis, pois transmite ternura, calor e doçura. É…
Read More
1 2
0
0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *